AGUAS RESIDUAIS

Por MAIS, Sexta, 04 de Setembro de 2009 - 12:00
Fóruns

SECÇÃO  IV

Águas residuais

Artigo 50º

Generalidades

 

    1-A construção de rede geral de esgotos é da competência exclusiva das autarquias locais ou das suas concessionárias.

   2-A localização dos colectores de esgoto deve obedecer ao previsto na legislação em vigor que estabelece o Regulamento Geral das Canalizações de Esgoto

para gonçalves

há 14 years 10 months atrás

E pá mas a rede não e geral que eu conheça só a duas uma a entrada de casconha directa para o rio e outra por favor ao prédios do pintos a votar para o outro lado do edifício variante  há hora da descarga e as 21 para quem quiser ver.

Esta foi também uma grande obra do executivo da junta para quem quiser ver ne 

MAIS

há 14 years 10 months atrás

 

Publicado no Diario da Republica I serie B nº 132 de 08/06/2004

 

cigano2208

há 14 years 9 months atrás

Só questiono porque é que o poder local nunca incentivou as instituições de distribuição de águas a realizarem as infra-estruturas para as águas residuais? Antes pelo contrário, exerceram sempre pressões para que as instituições de distribuição de água para o consumo humano entregassem as suas infra-estruturas á pobre Veolia.

 

É realmente triste que o poder local (Junta de Freguesia e Câmara Municipal) não tenha realizado qualquer acção de “preservação” ás instituições que até agora desempenharam o papel destes dois órgãos. Foi precisamente devido ao espírito de cooperativismo e de associativismo que Sobreira “sobreviveu” até aos dias de hoje (se assim não fosse seria mais uma aldeia deserta).

Maravilhas

há 14 years 9 months atrás

"Pato Bravo" gosta de coisa que se veja!!! .... e de foguetes!

 

jsilva

há 14 years 9 months atrás

A estratégia dos "grasnantes" cepedenses é fácil de ver.

Tomar de ´assalto´  os subsistemas de abastecimento de água construídos pelo verdadeiro poder local - juntas de freguesia e cooperativas. Com um investimento mínimo e com a benção de de alguns bem intencionados da mesma cor política, quá, quá, quem é pato, quem é pato?

Depois os bem intencionados tentarão convencer-nos que foi um bom negócio. Quá, quá, quem é pato, quem é pato?

Seguir-se-ão as actualizações dos escalões para valores próximos ou iguais à média nacional. Arrota até ficares em pelota.

Depois, com o coro dos bem intencionados, dirão que já estão criadas as condições para a instalação do saneamento.

Na eleição seguinte flatularão sobre mais uma promessa cumprida, omitindo o às expensas de quem. Que fácil é governar com o dinheiro dos outros!

Só que desta vez o manguito já está feito.


Deixo-lhes uma questão para reflexão:

Nestes últimos 35 anos de poder municipal, o da Fonte Oura e o da Fonte Seca e seguintes, quanto foi o valor que foi arrecado em contribuição autárquica e IMI? Os valores que foram investidos nas ´probetanas´ freguesias do sul do concelho reflectem esse valor?

Façam as contas, questionem os rochedos e as excelsas figuras.

Maravilhas

há 14 years 9 months atrás

Nos próximos dias, existe a possibilidade de atirar aos Patos Bravos.....

Será que temos pontarias afinadas?

jsilva

há 14 years 9 months atrás

É tramado, não é?

No caso da ´décima´ bastará olhar para os censos e fazer a contita do número de tantos fogos vezes mais ou menos dez contitos por cada um, ora deixa cá ver tantos vezes tantos ,vezes xis por cento do pib, qualquer coisa como mais de cem mil contos, ou seja meio milhão de euros para cima. Em caso de dúvidas consultem o sítio da associação nacional de municípios e façam um regra de três simples para complicar.

Que melhorias é que notamos. Tirando aquelas que resultam de projectos com aplicação de fundos comunitários, só Monsieur Poirot será capaz de descobrir tais façanhas. Acho que o Vasco da Gama também terá algum jeito.

Já sei, já sei, estou distraído. Caraças que me esquecia dos adros dos templos. Foi tempo em que os caminhos para o Senhor eram tortuosos. Agora é mais plano e não há o perigo das topadas no dedo grande do pé. E mesmo nos mais desarremediados há sempre uma solução. Utilizam-se os paralelos arrancados à Nacional 15, manda-se fazer uma placa em bronze que custou mais que o resto dos materiais, foguetório, salamaleques, regafobe e com papas e bolos lá se vão engando os tolos. Convém que não se esqueçam de se esquecerem de convidar o presidente da junta que é importante. Perdão, parece que falta granitar a ermida da Senhora do Salto.

E a maçaroca do selo do carro? É outra receita municipal. Em que buracos é que para?

jsilva

há 14 years 9 months atrás

 


Estive a ler.

Estive a ler aquela birrazita do senhor Celso com o desgoverno do senhor Sócrates acerca do saneamento básico. Parafraseando o Senhor Pardal os dois são iguais: um, é ele que diz, é o coveiro do PSD do concelho de Paredes, o outro, sou eu que digo, é o do nosso amado Portugal. Tão diferentes e tão iguais.

Vamos lá ver. O PSD (que saudade eu tenho do PPD), está há quantos anos no poder do concelho? Nestes anos todos ainda não teve capacidade para resolver a questão do saneamento básico? É interessante. No entanto para construir cidades desportivas, parques de cidade, pavilhões sumptuosos, a variante a Castelões de Cepêda, o enésimo arranjo dos paços do concelho, o largo da feira, ..., houve sempre verba. Aliás até não faltou para o afamado bonsai.

Para as infra-estruturas básicas, o saneamento é uma da fundamentais e é prioritária, parece que é preciso andar para aí de mão estendida. Pois é. Investe-se muito na aparência e pouco na necessidade.

Olhem aqui para os "tesos" do sul do concelho que quando precisaram, estou a falar do  abastecimento de água, deitaram mão à obra e edificaram o que está à vista. Se na altura ficassemos à espera dos burocratas de Paredes ainda hoje iamos à fonte de cântaro.

Não adianta, pois, estar a distrair os munícipes com amuos encenados. Como também não adiantam as queixinhas a Sua Excelência o Prof. Silva por não o deixarem pertencer ao clube da Área Metropolitana do Porto. Descobrir que Paredes vê fugir oportunidades por não estar integrado na AMP  não é coisa nova. É até revelador de amnésia. Quem não se lembra daquela célebre assembleia popular realizada em Recarei há 20 anos atrás. - no tempo  do verdadeiro PPD. Não, não era só por causa da escola. Era a soma de muitos anos de marginalização e esquecimento de quem tinha a obrigação de ser equitativo. E quem é que tinha e tem a obrigação de ser equitativo? Quem é? O que sentem hoje, já nós carregamos há mais de cem anos. E não são só os de Recarei.

Se esta é umas das ´ideias novas´ da campanha laranja, também não lhe fica atrás em ´inovação´ o rochedo rosa - promete o mesmo. Estamos feitos. Estes dois fazem-me lembrar um debate a que assisti, ali pelos idos de 1995, na Assembleia da República. Foi uma intervenção do actual ´ex-socialista´ Jaime Gama. Após os tempos do governo e do partido do governo (Prof.Silva-Fernando Nogueira), Jaime Gama comparou-os com  aqueles mestres de filarmónica, que na entrada da romaria, tinham a mesma moda no alinhamento. Quando o primeiro terminou, o segundo, coitado, de rompante multidão fora vira-se para a tocata e diz: "Forte e alto". Que desolação!

Homenagem aos rídiculos que procuram os poluidores nas margens do nosso querido Sousa.

Maravilhas

há 14 years 9 months atrás

Bem visto! Foto esclarecedora!

Que história é essa do afamado bonsai?

jsilva

há 14 years 9 months atrás

A história do bonsai pode ser lida aqui

Não, esta foto não é na Sobreira. O local está bem identificado no título da fotografia.

Na Sobreira também podem ser obtidos instantâneos destes. Infelizmente.

É um desafio que lhe lanço. Identificar e publicar o que para aí vai vendo e cheirando. Não se esqueça que este é um dos maiores e melhores espaços do concelho.

Prima pelo rigor, pela isenção e deixa aos seus utilizadores a responsabilidade pela gestão das suas opiniões.

Se há gente que merece que se tire o chapéu é esta. Bem hajam.

Camarada

há 14 years 9 months atrás

mas as fotos tem que ser da sobreira ou pode ser de outro lugar qualquer?

jsilva

há 14 years 9 months atrás

Atenção a essa história mal amanhada da cidade inteligente. Há aqui coisas que não estão bem contadas e necessitam de ser esclarecidas.

Não estou a compreender muito bem a abordagem que determinadas pessoas estão a fazer a alguns proprietários. Se o projecto é camarário, terá que obrigatoriamente ser discutido em assembleia municipal;  terá que estar  à disposição de todas as forças políticass e de todos os munícipes.A CCRN-Norte também terá que se pronunciar sobre ele e colocá-lo à discussão pública, colocando avisos nos locais próprios.

Seria interessante saber quem custeou os serviços de topografia e de que forma é que foram autorizados os levantamentos no terreno, pois não me lembro de ter sido contactado para esse efeito.

Não me agrada o facto de mencionarem nos contactos o nome de uma pessoa que, por acaso, é familiar de alguém com responsabilidade acrescidas nos orgãos municipais e que concorre novamente, apesar de no passado ter afirmado que ficaria por aqui.

Espero que não seja esta amálgama de interesses imobiliários encobertos, a responsável pela zanga de comadres em Rebordosa no que toca a apoios políticos.

Aconselho prudência. Aconselho que se aconselhem.

Na eventualidade de vender, o que não acredito por isto ser uma trapalhada, blindarei quaisquer escrituras com cláusulas de regresso e/ou indemnização para evitar especulações, ou a utilização para outros fins da propriedade alienada.

Cautelas e caldos de galiha nunca fizeram mal a niguém!

 

Maravilhas

há 14 years 9 months atrás

JSILVA: Grato pelo alerta!

E se o projecto vira PIN ? Há discussão pública?, ou seja, caso a população não concorde que podem os Sobreirenses fazer contra a leonina "Lei PIN" e os milhões do investidor e os interesses dos seus parceiros?

Porque é que o Exmo. Presidente da Câmara ou da Junta não nos informam de nada? Será porque nada ainda é certo?, mas mesmo assim se trabalham nisto (17Km2) há mais de um ano não seria éticamente correcto informar sobre as intenções e interesses instalados ou a instalar?

De que forma podem os Sobreirenses exigir ao Exmo. Presidente da Câmara que nos informe e esclareça?  Como podem os Sobreirenses votar em consciência?

Porque é que antes das autárquicas a comunicação social (rádio, jornal, tv) não questiona os autarcas em exercício sobre este assunto?

Já agora, para que servem os PDM´s? Para serem violados? Tipo: quem paga a bula pode comer a carne?

A BEM DA NAÇÃO, agradeço penhoradamente, a melhor ajuda.

PS: Pode, publicamente, o investidor tratar o nosso Presidente da Câmara, Exmo. Sr. Dr. Celso Ferreira só por "Celso"? (http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=32105). Ainda agora cá chegou e já é assim? Nem sequer um singelo Sr. Celso?

jsilva

há 14 years 9 months atrás

É obrigação de qualquer presidente eleito defender os interesses dos munícipes e não deserdá-los. Infelizmente nos últimos anos não temos enriquecido (ladrilhar o adro do templo é da responsabilidade da fábrica do templo), bem pelo contrário, continuamos a ser despojados em benefício da aparência. Esta situação de ser eleito pelos pobres e depois governar em favor dos ricos tem que acabar. Compete a cada um de nós fazer por isso. Compete a cada um de nós lutar pelo legado dos nossos avós, de evitar ser deserdado.

Começam a ser horinhas de arquitectar e por no terreno uma candidatura nossa, uma candidatura nascida, criada e residente aqui, no chamado sul do concelho.

Nós sabemos quem é o pai da lei PIN e sabemos, ou pelo menos desconfiamos, com que interesses foi gerada. Se essa lei for aplicada para esta pessegada de que para aí se fala, porque razão, sim porque razão, é que andamos a ser sondados para eventuais vendas? Gato escondido com rabo de fora? Se este projecto é assim tão vantajoso, se traz tanta riqueza, ainda não foi cobiçado pelos municípios do costume? Não, não é gato é pato.

Actualizem e registem os vossos interesses de servidões e exploração de águas. As juntas de freguesia que começae a pensar na melhor forma de proteger a distribuição de água que têm a cargo, da sobranceria administrativa que se vai apossando dos executivos camarários.

 

FOX

há 14 years 9 months atrás

A partir de amanhã e até ao próximo sábado, decorre em Lisboa, na FIL, a feira Portugal Tecnológico 2009. A entrada é gratuita.

http://www.portugaltecnologico.fil.pt/

Este ano o evento terá espaços expositivos dedicados e organizados por regiões. O Norte de Portugal vai lá estar para dar o seu contributo.

Ora, depois de tanta coisa que já se escreveu sobre o projecto Planit Valley (tão megalómano quanto ambicioso), tratado sempre como uma realidade e não apenas como um ‘estudo de caso’, sendo mais do que um bom projecto em papel (extremamente útil em ano de eleições autárquicas), não seria natural que fosse apresentado nesta feira da FIL?

Se o projecto continua embrionário e no segredo dos deuses, se as entidades competentes não se querem ‘atravessar’, temos todo o direito (e até o dever) de ficar de pé atrás (nós e os órgãos autárquicos).

‘É com papas e bolos que se enganam os tolos’.

FOX

admin

há 14 years 9 months atrás

O esclarecimento público sobre a Cidade Inteligente (PlanIt Valley), que já esteve agendado para o mês passado, foi adiado para depois das eleições de forma a, segundo Steve Lewis, o presidente da empresa por detrás do projecto (Living PlanIt - http://living-planit.com), evitar a associação do projecto a motivações políticas.

Segundo me disseram (leia-se informação não confirmada), o projecto já foi aprovado como de interesse nacional (PIN).

No entanto, peço-vos que caso queiram falar desse assunto, criem um novo tópico para o efeito de forma a respeitarmos o tema em discussão e termos a informação devidamente organizada facilitando assim o acesso por quem nos visita.

Abraço,
André.

Maravilhas

há 14 years 9 months atrás

Pela falta de eclarecimentos nesta matéria e pelas palavras que tive oportunidade de ler no post anterior, cada vez estou mais convencido que a Soberira vai estar, se é que já não está, a saque dos Sobreirenses com a total conivência e pró-actividade, ou falta dela, do actual Poder Autártico.

Pelo que me é dado verificar, o único que a esta data lá vai falando na comunicação social sobre o projecto é o Investidor (americano), ou seja, quem investe. Se formos ver o que segnifica investir, constatamos:

investir - Conjugar
(latim investio, -ire, revestir, circundar)

v. intr.
1. Atirar-se impetuosamente (contra alguém ou alguma coisa).
v. tr.
2. Dar a investidura (de alguma coisa) a.
3. Atacar, acometer.
4. Empregar (capitais).
5. Motejar; meter à bulha.
v. pron.
6. Tomar posse de.

Quando digo Poder Autárquico, refiro-me a todo ele, ie, a todos quantos representam na Assembleia Municipal (e nas Juntas) as PESSOAS do concelho de Paredes/Sobreira, independentemente da sua cor partidária ou credo. Desconhecedor das razões que os move, a todos, verifico que uns o incentivam pró-actvivamente pela calada este projecto e outros o incentivam porque não o denunciam. Como se estivessem todos à sombra do abrigo: Quem lidera à sombra do alegado "Interesse Nacional e Local" e a alegada "oposição" à sombra dos que lideram. À sombra dos interesses dos Sobreirenses é que ninguém me parece estar.

Em rigor não sei se vai ser bom ou mau, mas só pela forma como tudo tem sido "encoberto" aos Sobreirenses por todos os que directa ou indirectamente têm conhecimento e responsabilidades políticas para com todos os Sobreirenses, começo a pensar que de facto, tal como refere jsilva, por lebre virá aí gato... e .... pato!

Agradece-se a todos quantos se preocupam com o FUTURO da SOBREIRA e possam acrescentar mais informação sobre este tema: CIDADE INTELIGENTE ou PlanIT Valley

FOX

há 14 years 9 months atrás

Sobreira, não vou abrir um tópico com este assunto porque não tenciono dizer muito mais sobre ele, pelo menos por enquanto. Vou apenas acrescentar uns bytes.

Então isto é um projecto já aprovado como PIN?  Que estranho. E só Steve Lewis, David Teece e alguns jornalistas é que falam nele? Não sei se Celso Ferreira também já se referiu ao projecto publicamente, mas não lhe fazia mal nenhum desconfiar destes americanos.  

Maravilhas, não moa muito a cabeça com o assunto. Se isto for para a frente, é capaz de ser bom. Para eles, é de certeza. Aliás, já é bom. Se estão no terreno desde 2008, concerteza não estão de borla, nem a pão e água.

Para não emitir opiniões que depois se verifiquem injustas, vou esperar pelo anúncio público. Quem o fará? Estou com uma curiosidade dos diabos.

FOX

Maravilhas

há 14 years 9 months atrás

O que para mim representava uma hipótese, o projecto virar PIN, para outros (independentemente de quem for) é praticamente uma certeza. Se já se sabe, como é referido, que o projecto vai ser anunciado depois das eleições está aqui uma prova que à Sobreirenses de 1ª, os que têm acesso a informação privilegiada/qualificada, e Sobreirenses de 2ª, os que vivem nas trevas!!!  Não porque queiram ou gostem mas porque a apregoada SOCIAL DEMOCRACIA parece dizer, a julgar pelos factos, que “somos todos iguais, só que uns são mais iguais do que outros”!

Sobre a falta de informação do projecto por alegados constrangimentos com o calendário eleitoral parece-me puramente demagógico. Para não dizer insultuoso para com os Sobreirenses. E isto porquê??? No link, http://209.85.229.132/search?q=cache:JqpB53cdEBIJ:www.cienciahoje.pt/index.php%3Foid%3D32105%26op%3Dall+planit+valley&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt#  verifica-se que o projecto, pelo menos de intenções, foi tornado público no dia 1 JUNHO de 2009 (Há  4 meses!!!). Onde estava a preocupação do Sr. Investidor (Steve Lewis) com o que refere como sendo “evitar a associação do projecto a motivações políticas”???  Em que ficamos? Que realmente a sonega de informação às populações “visadas” é porque estão todos muito preocupados com “o ética e politicamente correcto” ou é porque querem apresentar TUDO como um FACTO CONSUMADO, ao abrigo da “Lei PIN” de forma a minimizar a eventual e necessária reacção/intervenção dos eventuais lesados, OS SOBREIRENSES ?!

Como pode algum Sobreirense minimamente esclarecido e empenhado pela sua terra em dar o benefício da dúvida à falta de informação, ainda mais quando “sabe” que ela existe???  

Cara FOX, como refere  “É com papas e bolos (http://living-planit.com) que se enganam os tolos (quem serão?)”. Eu não contesto o Projecto da mesma forma que não o apoio. Não o conheço!!!! O que me desagrada e preocupa é a forma como tudo me parece estar a ser feito…. Pela calada!

Como é que um BONSAI deu tanto alarido e estes 17Km2 nem piam???  Ou melhor, piam… mas muito baixinho…. E só para alguns.

FAZER BEM (já não é de certeza) AS COISAS CERTAS (a ver vamos como dizia o cego!)

Desculpem estes Kbites.... mas este é um assunto que me parece poder comprometer, significativa e irreversivelmente, a nossa saúde, qualidade de vida e bem estar! Oxalá me esteja a preocupar precipitadamente. Assim espero!

jsilva

há 14 years 9 months atrás

Ao introduzir no tópico a questão da cidade inteligente (para alguns), não era minha intenção monopolizar com o assunto o título do nosso debate. A minha intenção era tão somente para distinguir entre a aparência e a necessidade. Quando refiro a zanga de comadres numa das freguesias com peso eleitoral, além de não fugir à verdade – falei de Rebordosa, deixei à vossa imaginação a procura para o insólito. Como dizia o outro, “... vocês sabem do que estou a falar ...”.

Posso dizer neste momento que sinto um enorme orgulho e satisfação, em ver este tema aqui ser discutido. Só mostra a grandeza deste sítio e a qualidade daqueles que nele participam. Parabéns a nós. Parabéns ao Sobreira.net por o permitir. Parabéns por o ousarmos neste período eleitoral.

Este era um debate que deveria ter sido trazido para o combate político, por forma a esclarecer os cidadãos e, conforme referiu o Maravilhas, fortificasse a decisão e consciência do seu voto. Parece que nada disto é importante – isto era a necessidade. O debate será sempre mais esclarecedor com os concertos da Micaela e do Tony – isto é a aparência. Portanto, “com papas e bolos enganam-se os tolos.”

Sobre as águas residuais até me apetecia falar da tera-giga-mega-kilo Etar que ia ser construída em Aguiar de Sousa. Houve até uma sessão de discussão pública. Infelizmente não houve a oportunidade de interrogar com sobriedade o presidente da edilidade. O homem teve que sair mais cedo para preparar o lançamento da primeira pedra do campo do Nun´Álvares e a recepção ao porco que foi convidado. A necessidade de uma rede saneamento básico é prioritária, mas, aparentemente, o futebol está em primeiro. E tanto está, que a Etar que até tinha sido adjudicada não foi e, pelos vistos, não será construída. O rectângulo do chutos na bola, apesar de não terminado, já reina.

Ocorre-me agora perguntar porque razão se gastaram tantos recursos ao erário público. Se era para dar em nada - maldita aparência, sempre teria sobrado mais para a bola – maldita necessidade.

admin

há 14 years 9 months atrás

Maravilhas disse :
[cit]

O que para mim representava uma hipótese, o projecto virar PIN, para outros (independentemente de quem for) é praticamente uma certeza. Se já se sabe, como é referido, que o projecto vai ser anunciado depois das eleições está aqui uma prova que à Sobreirenses de 1ª, os que têm acesso a informação privilegiada/qualificada, e Sobreirenses de 2ª, os que vivem nas trevas!!!  Não porque queiram ou gostem mas porque a apregoada SOCIAL DEMOCRACIA parece dizer, a julgar pelos factos, que “somos todos iguais, só que uns são mais iguais do que outros”!

Sobre a falta de informação do projecto por alegados constrangimentos com o calendário eleitoral parece-me puramente demagógico. Para não dizer insultuoso para com os Sobreirenses. E isto porquê??? No link, http://209.85.229.132/search?q=cache:JqpB53cdEBIJ:www.cienciahoje.pt/index.php%3Foid%3D32105%26op%3Dall+planit+valley&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt#  verifica-se que o projecto, pelo menos de intenções, foi tornado público no dia 1 JUNHO de 2009 (Há  4 meses!!!). Onde estava a preocupação do Sr. Investidor (Steve Lewis) com o que refere como sendo “evitar a associação do projecto a motivações políticas”???  Em que ficamos? Que realmente a sonega de informação às populações “visadas” é porque estão todos muito preocupados com “o ética e politicamente correcto” ou é porque querem apresentar TUDO como um FACTO CONSUMADO, ao abrigo da “Lei PIN” de forma a minimizar a eventual e necessária reacção/intervenção dos eventuais lesados, OS SOBREIRENSES ?!

Como pode algum Sobreirense minimamente esclarecido e empenhado pela sua terra em dar o benefício da dúvida à falta de informação, ainda mais quando “sabe” que ela existe???  

Cara FOX, como refere  “É com papas e bolos (http://living-planit.com) que se enganam os tolos (quem serão?)”. Eu não contesto o Projecto da mesma forma que não o apoio. Não o conheço!!!! O que me desagrada e preocupa é a forma como tudo me parece estar a ser feito…. Pela calada!

Como é que um BONSAI deu tanto alarido e estes 17Km2 nem piam???  Ou melhor, piam… mas muito baixinho…. E só para alguns.

FAZER BEM (já não é de certeza) AS COISAS CERTAS (a ver vamos como dizia o cego!)

Desculpem estes Kbites.... mas este é um assunto que me parece poder comprometer, significativa e irreversivelmente, a nossa saúde, qualidade de vida e bem estar! Oxalá me esteja a preocupar precipitadamente. Assim espero!

[/cit]
Colocado a 06 Outubro 2009 às 19:18:06

 

Não existem Sobreirenses de primeira e Sobreirenses de segunda, simplesmente existem Sobreirenses que procuram informação e outros que ficam à espera que ela lhes chegue...

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=878924

Boa Leitura!

FOX

há 14 years 9 months atrás

Bom, Sobreira, isso é apenas um forum. Um forum de conversação. Também não me pareceu ver ali nada de novo. Reparei que em alguns casos se substituiu a frase ´projecto apoiado´ por ´projecto a ser avaliado´ (mais sensatez!!!).

Considerando a forma como alguns posts fazem referência ao ´Norte de Portugal´, eu insisto:

Teremos este projecto apresentado no Portugal Tecnológico 2009 a decorrer na FIL? Seria normal, não?  Ou pelo menos um orador da Living Planit, nem que fosse para falar do Planit Mobile.

ok, Sobreira, nunca se esqueça das papas e dos bolos que se usam para enganar os tolos, sim?

De resto, e apesar do que aqui tenho escrito, eu não sou nada contra essa cidade que Mr. Lewis projectou para nós. Muito pelo contrário. Sempre haveria uma possibilidade de eu mudar de emprego Piscadela . Desconfio imenso é dos moldes em que se vendeu isto ao povo (E NÃO SÓ AO POVO!!!).

Obrigadinha, vou retirar-me deste tópico e esperar pelo anúncio público.

FOX (que não gosta de papas e muito menos de bolos)

 

Maravilhas

há 14 years 9 months atrás

A “Sobreira” tem toda a razão!!! Mas mesmo  toda! ...contudo, precipitou-se e esqueceu-se de considerar que existem Sobreirenses que procuram informação relevante (como e aonde vai ser feito o tratamento de lixos, impacto ambientais, expropriações, etc, etc…)…. mas é-lhe vedada.

Voltando ao cerne da questão e em nome do esclarecimento dos Sobreirenses, o que se lhe oferece dizer sobre o que refere jsilva?

Este era um debate que deveria ter sido trazido para o combate político, por forma a esclarecer os cidadãos e, conforme referiu o Maravilhas, fortificasse a decisão e consciência do seu voto. Parece que nada disto é importante – isto era a necessidade. O debate será sempre mais esclarecedor com os concertos da Micaela e do Tony – isto é a aparência. Portanto, “com papas e bolos enganam-se os tolos.”

 

Afinal concorda ou não??? E porquê?

Relativamente ao link que “sugere” http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=878924 é de facto esclarecedor…. Deveras rigoroso, detalhado e esclarecedor!!!

Depois desta última questão não o maço mais: gosta de papas e bolos, não gosta?

admin

há 14 years 9 months atrás

a diferença desse fórum para os outros é que se lerem as 40 páginas do tópico em questão, verão que nele participa o próprio Steve Lewis (o que obviamente não é nada comum). Para além disso encontrarão links para diversa documentação (alguma de sites ligados ao governo), bem como pareceres de ex-ministros do Reino Unido, professores universitários... sobre o plano.

Não se trata de ser ou não favorável à sua realização, a minha resposta serve apenas para mostrar que o acesso às informações que dei não se trata de um privilégio reservado a alguns.

Eu também aguardo o anúncio oficial, bem como todas as outras pessoas.

Maravilhas

há 14 years 9 months atrás

Obrigado “Sobreira” por ter respondido à última questão. Aquela das “papas e bolos”... Não perca a apresentação do projecto pois perderá um repasto impar, uma barrigada de papas melosas e bolos deliciosos. Vai ser de ir às lágrimas! De lamber o beiço!

Quanto à 1ª questão é que nada. Zero. Continuamos, todos, sem saber se concorda ou não com o espírito vertido no apontamento do jsilva.

Não será certamente por não ter opinião  e não quero crer que o seu silêncio decorra de constrangimentos, condicionamentos ou mesmo subjugações partidárias. Isso seria uma demonstração, clara, que os interesses da Sobreira não são, para si, supra-partidários. E nisso não quero crer.

Creia que o meu interesse é de união…. Não de divisão. Quanto mais unidos e informados estivermos melhor defenderemos os interesses da nossa Sobreira. Que se querem prioritários aos nossos. E muito mais aos do nosso partido. É preciso tocar a reunir e saber quem vai embarcando desde a 1ª hora, de olhos vendados, na caravana dos bolos.

admin

há 14 years 9 months atrás

Mas queriam que se debatesse o quê se o projecto é desenvolvido por privados (e não por entidades públicas) que ainda não divulgaram concretamente a sua implementação? Segundo o que Steve Lewis disse (mais uma vez no fórum que referenciei), muitos destes detalhes não foram ainda divulgados devido aos pactos de Non Disclosure assinados com as empresas envolvidas na projecto da cidade (contratos que proíbem a divulgação do acordado sem o consentimento de ambas as partes).

Caro Maravilhas, eu apenas me limitei a informá-lo do que soube através dos meios que referi, sinceramente não percebo porquê tanta animosidade. Se tem algo contra o projecto, diga-o à Living PlanIt, à Câmara, à Junta, aos partidos de que tanto fala ou a quem mais achar responsável e com os quais eu não tenho qualquer tipo de ligação, agora que culpa tenho eu de ter encontrado informação que desconhecia na Internet que está acessível a qualquer pessoa e ter tentado ajudar a esclarecer com o pouco que sabia? Enfim...

O meu silêncio? Mas eu sou por acaso algum Presidente da República para ter de dar a minha opinião sobre tudo? Partidos? Constrangimentos e subjugações? Só pode estar a brincar, ou a confundir-me com outra pessoa qualquer.

Espero que dirija a defesa dos seus interesses para as pessoas ou entidades que têm realmente voto na matéria, quanto a mim, como administrador do Sobreira.net, o mais que posso fazer é mesmo fornecer-lhe o espaço para divulgar as suas opiniões caso queira.
Cumprimentos,
André.

jsilva

há 14 years 9 months atrás

Está a correr um processo eleitoral. Como é que posso confiar num dos candidatos, por sinal o actual presidente, que me pede, em nome de coisas certas e bem feitas, o meu voto no domingo e que na segunda-feira me poderá  ´apunhalar´? Não é seu dever e obrigação falar verdade as todos os munícipes? Não venham com esse blá blá da ética e do tempo menos próprio por causa das eleições. Se efectivamente essa coisa existisse, a ética, hoje estariamos dispensados de assistir a mais um episódio demagógico de campanha suja e rasteira: a primeira pedra da escola de 1º ciclo de Recarei. Não sei se na festividade vai haver papas, bolos, ou ... farinha maizena. Será também coincidência, de certeza, de lá mais para a noite virmos a ser esclarecidos sobre o oásis la Living não sei das quantas, pela Micaela. Primeiro vamos ser amaciados, engordados - papas e bolos, e para a semana vamos ser depenados.

Hoje as águas do Sousa correm revoltas e sujas. Escondem com mais facilidade a nossa falta de civismo, a vergonha do diletantismo do poder residente em Paredes.

Não chores Sousa meu querido, castigo virá pra que ousou te ter ferido, de quem de ti muito falou e te trouxe sempre esquecido!

 

Post scriptum: Estou a dar-te o mote. Espero que apareças.

 

Maravilhas

há 14 years 9 months atrás

Cara "Sobreira",

Debater para quê? Para esclarecer? Para levantar a lebre? Nada disso, não se divulga nem debate por várias razões de circunstância… umas vezes diz-se que é para evitar aproveitamento político, outras por motivos de “Non Disclosure”….

Há aqui uma grande confusão. Desnecessária. Até porque já o escrevi. Eu não estou nem a favor nem contra o Projecto. Não é conhecido. Esse é o problema! É aqui que bate o ponto. Na forma como tudo está a ser gerido e implementado, não pela Planit Valley que sendo um privado olha pela vida dele, mas sim pela Câmara Municipal de Paredes que tem responsabilidades bem diferentes do PRIVADO para com os seus munícipes e contribuintes.

Claro está que cada um de nós dá a sua opinião a quem quer, assim como, só ajuda a Sobreira quem quer. Não o confundo pessoas neste fórum, apenas tento perceber as ideias de quem aqui escreve e perceber os seus pontos de vista para enriquecer a discussão. Quando, em questões que considero importantes, fico com dúvidas sobre o  ponto de vista ou sobre o que defendem, solicito-lhes a sua opinião sobre um assunto bem concreto. Em vão é certo mas foi, ou é, o caso. Ninguém lhe pede que vire Presidente da República e muito menos a esta data…. Não lhe quero mal. E não estou a brincar!

Não se trata de defender os meus interesses pessoais, até porque, são irrelevantes e ínfimos quando comparados com tudo o que parece estar em causa. A TRANSPARÊNCIA de todo este processo e a salvaguarda da qualidade de vida das GENTES da SOBREIRA.

Desde já lhe agradeço o espaço que tem a amabilidade de me oferecer e que não é nada pouco…

Bem haja!

jsilva

há 14 years 3 months atrás

Hoje quase que chorava. É verdade. Foi depois de ler a entrevista do edil presidente do concelho de Cepêda naquele jornal que canta hossanas - pudera! - à sua acção.

A minha ´patroa´, triste com as minhas fungadelas, em conversa de mau consolo esforçava-se para interpretar a rinite que me afligia:

- Tás triste home ... Pareces o menino Jesus no Domingo à noite ...

Raios mais a mulher.

- Tás arrependido de não ter votado nele, ou é a bola?

- Mulher - resmunguei eu - fungo de satisfação por não me ter enganado e ter votado na oposição. E a dedicatória é a mim próprio porque também tenho direito ao meu narcisismo e não preciso de jornal para exibir as minhas guedelhas grisalhas.

 

Ideias a reter:

Vamos ter o saneamento daqui a três ou quatro anos - já ando a ouvir isto à vinte;

Pertencer à área metropolitana do Porto seria vantajoso - não é novidade. Há vinte e tal anos aqui em Recarei já sabiamos isso e também sabiamos que não era vantajoso pertencer ao concelho de Cepêda;

Continua a obsessão pelo pau do centenário - iniciei uma nova leitura de Freud;

Não li referências sobre aquela coisa ... qual é o nome ... ah pois cidade inteligente (para alguns porque para mim o rei vai nú) - ontem apanhei um gambozino. Só precisei de umas papas e de uns bolos.

 

 

Maravilhas

há 14 years 3 months atrás

Já que veio à baila...será que alguém pode informar em que ponto de situação se encontra o tal MASTRO e a tal CIDADE, dita, inteligente? 

 

 

jsilva

há 14 years 2 months atrás

Apeasr de ser um silêncio ensurdecedor, já se ouvem rumores sobre a "hipotética" transferência do sistemas de abastecimento de água pertença das juntas de freguesia.

Não ficarei surpreendido que os Judas do poder local as vendam por trinta dinheiros.

Espero que por promessa de um salpicão os ´bem intencionados´ locais não entreguem o ´porco´ que tanto nos custou e custa a criar.

Estimo, no caso das freguesias de Recarei e Sobreira, que o valor de cada um destes sistemas numa concessão de 25 anos é superior a € 1.500.000,00:

nr.contadores x consumo mensal x 12 meses x 25 anos

 

MAIS

há 14 years 2 months atrás

Olá a todos, quando coloquei este "post" sabia que a passadeira estava a ser estendida, só lamento é que existe só a preocupação pelas cores politicas e não pela população. Mas o que podemos esperar por quem nos governa? a verdade não é! mas o engrandecimento pessoal e partidário esse sim é importante. Ainda bem que alguma força politica não do sistema se começa a preocupar.

Força para os herois que continua a sua labuta para que a população consiga ter agua nas troneiras.

Um pequeno reparo - por onde andavam os outros que agora se querem apoderar do esforço de tantos Sobreirenses.

MAIS

há 14 years 2 months atrás

MAIS(que gosta de papas e de bolos)

FOX

Novato
Registado:
05 Julho 2005
Local:
Mensagens:8
Estado:Offline Colocado a 07 Outubro 2009 às 11:35:32 

Obrigadinha, vou retirar-me deste tópico e esperar pelo anúncio público.

FOX (que não gosta de papas e muito menos de bolos)

FOX

Novato
Registado:
05 Julho 2005
Local:
Mensagens:8
Estado:Offline Colocado a 07 Outubro 2009 às 15:18:36 

Steve lewis parecia ter acabado de ganhar o festival da eurovisão

Hoje dispus de uns minutos para ler algo e resolvi pedir um Ferrero Rocher a este "amigo" FOX que pelo que li e entendi está devidamente esclarecido e que pretende ter seguidores do seu pensamento retirando aos outros a liberdade de expressar os seus pensamentos que possam estar certos ou errados.

Mas como este espaço merece-me o maximo de respeito e consideração ou seja é como um Santuário, pois todos podemos dar aqui uns bitaites como o nosso amigo proferssor Hernani Gonçalves.

Sobreira sempre

 

FOX

há 14 years 2 months atrás

Caro/cara Mais:

É por considerar este espaço merecedor  da mais elevada estima e consideração que eu aqui venho, de vez em quando, gastar uns bytes. Acredite que nunca gastarei um bitesinho que seja, com o intuito de retirar aos outros a "... liberdade de expressar os seus pensamentos..." como diz, pois sou uma adepta incondicional da liberdade, da democracia e da justiça.

Ainda bem que me lembrou de uma frase que escrevi aqui há alguns meses. Como se mantém actual, cá vai novamente em maiúsculas, sublinhada e a bold:

É COM PAPAS E BOLOS QUE SE ENGANAM OS TOLOS

FOX

Não se precisa de ser inteluigente para ler e entender o iluiionista, pois está acessivel e mostra bem das grandesas do atual presidente da camara Celço Ferreira assim como todos que o acompanham, Homem MAÇON que de religioso e Católico nada tem como habitual na Maçonaria e que esqueceu o sul do concelho, pois basta ver que as obras feitas no sul do concelho são do tempo de Granja da Fonceca, também temos de saber que só Lordelo lhe interessa e vive em Paços de Ferreira.

Aconcelho a lerem o Ilusionista poia é um Jornal que Fala VERDADE

jsilva

há 10 years 9 months atrás

Antes de colocar este meu breve texto, estive a ler algumas das mensages que escrevemos à quatro anos. Se a nossa sorte no jogo fosse igual ao que previamos estavamos bem de vida.

Caíu um dos sonhos que realizamos aqui em Recarei.

Foi dado de bandeja uma realização de 30 anos. Aguardo para saber quais os contornos do negócio, mas desconfio, tal qual à quatro anos, que aquilo o que a freguesia vai receber não vai chegar para pagar os milhares que alguns credores reclamam. Ruinosa a gestão da equipa que agora termina mandato. Vergonhosa a forma como administraram os bens que lhes confiamos. É também de uma hipocrisia tremenda o comportamento da força política que apoiou e suportou estes esbulhadores do nosso património comum - o PSD. Este farisaísmo de pedir que neles acreditemos é um insulto tremendo a todos aqueles, eu incluído, que efectivamente no passado acreditaram. Não se pode acreditar em quem não cumpriu, não zelou e não defendeu. Não se pode acreditar em quem hoje assa o porco com o papel do manifesto que nestes quatro anos não executou. Votarei para mudar. Para mudar na minha terra e para mudar no concelho que a acolhe. Não hesito também em pedir aos nossos organismos locais que partilham elementos que compoem estas listas da falácia e da falência, que educadamente peçam a estas pessoas para abandondarem os cargos que neles detêm. Gente deste calibre que constroi desconfiança e miséria, inquina a verdadeira relação de ACREDITAR. Não podemos ter gente desta a bater-nos à porta.

fmoreira

há 8 years 1 month atrás

Não sei se é ironia dos dores-de-cotovelos (eu incluído), mas consta-se que o primeiro responsável desta associação será Celso Ferreira. A confirmar-se fico siderado. O "padrinho" do tal investimento de 1010 (dez mil milhões de euros), a maior revolução tecnológica que iria acontecer no sul do concelho e arredores, rende-se às virtudes da clorofila e, parece,  enterra a nada-morta megalomania imobiliária com que nos queria abençoar.

Os eucaliptos que se cuidem ...

Desenvolvido por Drupal