RESULTADOS DA SEMANA 03 e 04/5

ESCOLAS SOBREIRENSE
COIMBRÕES 1-3
INICIADOS SOBREIRENSE
ERMESINDE 3-3
SENIORES SOBREIRENSE
FREIXO DE CIMA 2-6

Plantel do ISCS - clique em cima para ampliar

A equipa resistente dos seniores do ISCS que até pagariam para jogar.
(clique em cima para ampliar)

Entrega de uma lembrança ao treinador principal dos seniores, Zé Fernando.
(clique em cima para ver a lembrança em detalhe)

16 Comentários a “RESULTADOS DA SEMANA 03 e 04/5”

  1. Adepto amigo diz:

    Mais uma vez repito, com árbitros assim não dá para fazer melhor.

    Espero que não haja muitos árbitros assim.

    Força Sobreirense, vocês merecem muito mais.

  2. fruta diz:

    Existe muita palhaçada que está escondida, mas não iram muito longe. É de lamentar que isto esteja a acontecer no escalão mais baixo do futebol. É só mercenários. Desde imporem para que a bola ao intervalo fossem trocadas pelas do Coimbrões. Sem comentários.

  3. Santi diz:

    Estes comentários são de alguém que não sabe do que esta a falar, basta ler o regulamento, e mais foi lamentável ver a atitude de algumas pessoas na intenção de amedrontar o colectivo do Coimbrões e mais lamentavel ainda foi ver directores desse clube a incitarem os atletas a praticarem anti-Futebol. Nem sempre quando se perde a culpa é do arbrito.

  4. André diz:

    realmente quem colocou o último comentário é que não sabe do que está a falar…

    o regulamento com as leis do jogo encontra-se aqui:
    http://www.afporto.com/afporto/PDFS/regulamentos/leis/l1.pdf

    e tem um capítulo inteiramente dedicado à "Bola" (Lei 2) que passo a transcrever:

    "[b]Características e dimensões[/b]
    A bola:
    • é esférica
    • é feita de couro ou de outro material equivalente
    • tem uma circunferência de 70 cm no máximo e de 68 cm no mínimo
    • pesa no máximo 450 g e no mínimo 410 g no começo do jogo
    • tem uma pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosferas (600 – 1100g/cm2) ao nível do mar

    [b]Substituição da bola defeituosa[/b]
    Se a bola rebenta ou se deforma no decurso do jogo:
    • o jogo será interrompido
    • o jogo recomeça, com uma nova bola, por um lançamento de bola ao solo no local
    em que se encontrava a primeira bola no momento em que se deteriorou
    * (ver p. 3)
    Se a bola rebenta ou se deforma quando não está em jogo antes da execução dum
    pontapé de saída, pontapé de baliza, pontapé de canto, pontapé-livre, pontapé de
    grande penalidade ou dum lançamento da linha lateral:
    • o jogo recomeça em conformidade
    A bola só pode ser substituída durante o jogo com autorização do árbitro."

    Seguindo-se mais uma página com as regras da FIFA para encontros de selecções e referências internacionais permitidas encontradas na bola.

    Caso a equipa do Coimbrões pratique a modalidade de futebol, são estas as regras por que se tem de guiar, não vale a pena inventar mais, para isso existe o FIFA International Board que certamente não usou o jogo passado para testar novas leis de jogo.

  5. Santi diz:

    Com esta frase do regulamento está tudo explicado.."A bola só pode ser substituída durante o jogo com autorização do árbitro.", que foi o caso.

    Já a gora uma dica o Progresso só joga na base do chuto para a frente para a corrida dos seus melhores miudos. Atenção pois jogam muito bem nas costas dos defesas. Boa sorte para o proximo sabado.

  6. fruta diz:

    Sobre a bola continuas a ter mesmo que frequentar um curso (Desde imporem) é o que está no comentário. Quanto ao resto sem comentários.

  7. André diz:

    Santi, a diferença está mesmo aí… não é a equipa que tem o direito de exigir jogar uma das partes com as suas bolas. O árbitro tem sim a POSSIBILIDADE de pedir uma mudança de bola, se considerar que a bola não está em condições (e as condições são as que estão no regulamento).

    Sinceramente, não acredito que todas as bolas do Sobreirense estivessem em mau estado e não cumprissem o regulamento, para que o árbitro considerasse que teriam de ser usadas outro tipo de bolas. Acho ainda mais estranho que estando todas as bolas em mau estado, o árbitro só tenha dado conta das deficiências ao intervalo.

    Simplesmente não houve razão regulamentar para que tal acontecesse. Não vale a pena argumentar porque aconteceu, porque sei por experiência própria que tal discussão não dará qualquer tipo de resultado prático, nunca deu em 11 anos de futebol que tenho e não será agora que algo mudará.

    Apenas lamento que árbitros destes continuem a servir-se do futebol para ganharem uns trocos em part-time, sem que tenham a paixão e o respeito pelo jogo (e seus intervenientes) exigidos. Deveriam, isso sim, saber assumir com humildade, o papel secundário que lhes é reservado em campo, tentando, na medida das suas possibilidades (onde se pressupõe o conhecimento das leis de jogo), serem justos e imparciais nas suas decisões, não desvirtuando aquilo que deve ser, principalmente a este nível, uma diversão com regras pautada por uma competitividade saudável.

  8. Zé Carlos diz:

    Caro André…

    Lamento desiludi-lo mas se houver alguém a fazer batota, esse alguém não estará com certeza ligado ao Sporting Clube de Coimbrões e passo a explicar o porquê:

    O Senhor apresentou aqui, e muito bem, as leis de jogo de 2006 do International Football Association Board adaptadas pela FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL nas suas competições, porém há um facto muito importante que lhe passou ao lado… Essas são as leis de jogos… repito… LEIS DO JOGO… no entanto cada competição tem o seu regulamento… e é isso que lhe escapa… pois para além das leis de jogo tem também que existir um regulamento específico da competição, assim se consultar o site da ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO PORTO poderá encontrar o dito regulamento para o campeonato distrital de juniores \\"E\\", vulgo campeonato de escolas, mas não se maçe, eu poupo-lhe o trabalho e coloco aqui esse mesmo regulamento.

    [url]http://www.afporto.com/afporto/PDFS/regulamentos/afp/afp8.pdf[/url]

    Posto isto veja a página 20, ponto 104.14… Já viu? Esclarecido? passo a citar…

    \\"104.14 – Ao grupo visitado competirá sempre fornecer as bolas necessárias, no mínimo de
    três, para o jogo, mas permite-se que cada um dos clubes apresente uma bola
    para cada metade do encontro. Nos jogos em campo neutro, esta última regra
    deverá ser observada.\\"

    Focando o essencial… \\"MAS PERMITE-SE QUE CADA UM DOS CLUBES APRESENTE UMA BOLA PARA CADA METADE DO ENCONTRO!\\"

    Como diria o saudoso Fernando Pessa… \\"E ESTA HEIN?\\"

    Revejam a postura, pensem nas palavras antes de as proferirem e nos actos antes da sua acção… é realmente lamentável que alguém ligado à formação de um clube vá para o balneário visitante dar murros nas portas… 🙁

    Com os melhores cumprimentos,

    De alguém competentemente formado…

  9. André diz:

    Confesso que desconhecia essa regra. O desconhecimento não é desculpa por isso dou-lhe razão. Talvez por considerar a regra "artificial" e pouco útil, dado que as características da bola já estão padronizadas pelos regulamentos mais abrangentes, não me tivesse passado pela cabeça que pudesse existir algo do género.

    Quis verificar a ideia que tinha recorrendo às leis de jogo para não falar sem saber, porém acabei por fazê-lo na mesma pois o regulamento específico da AFP não se fica pelas leis genéricas onde se definem a maior parte dos assuntos relativos às bolas de jogo. Mas se tal regra existe (como se verifica) então é para ser cumprida e não tenho razão ao protestar contra a sua aplicação. Desde já obrigado por nos ter elucidado quanto a esta questão. Estamos sempre a aprender.

    No entanto, e não querendo com isto justificar qualquer coisa que seja, devo dizer que a última parte da regra não deixa de ser ambígua…

    Pergunto-me o quão válido é considerar-se que "permite-se que apresente uma bola" significa o mesmo que "o clube visitante tem o direito de exigir a realização de metade do encontro com bolas por si apresentadas"? Porque a primeira não traduz claramente a segunda (a forma como a regra foi usada no jogo).

    Aliás, penso que sendo o objectivo da regra promover um maior equilíbrio entre os factores que possam influenciar o resultado (neste caso a bola), a realização da tal "segunda regra", deve advir do consentimento e discussão prévia entre os clubes e o árbitro. Não é próprio do fair play, decidir algo deste género a meio de um jogo de futebol sem que tenham sido tomadas em conta as várias posições das equipas. Se até a posse de bola é alvo de sorteio antes do jogo, porque razão não foram discutidas também as partes em que cada equipa colocaria a sua bola? Se a preocupação com o tipo de bolas era tão grande porque não pediram para as experimentar durante o aquecimento de forma a que a discussão seja feita em tempo oportuno? Se queremos ser sérios, sejamos completamente sérios. A forma como foi usada não me parece correcta. A vontade de regulamentar é tanta que acaba por não se regulamentar nada ou ainda regulamentar mal. A vontade de parecer grande é tanta que se acaba por esquecer o básico, o espírito com que deve ser encarado o jogo.

    Não quero reclamar a razão para mim, pois já reconheci que desconhecia a existência desta regra (assim como passo agora a considerar que talvez desconheça muitas outras que sejam específicas da AFP), apenas levanto as questões que penso que qualquer pessoa que analise imparcialmente a regra colocará.

    Quanto ao facto de ter tido a vontade de assinar como sendo alguém "competentemente formado", só lhe posso dar os parabéns. Não tenho muita paciência para indirectas por isso vou ser claro… Existem vários tipos de formações, a minha por exemplo (a nível desportivo), é mesmo dentro de campo como jogador com a única vontade de se divertir a jogar futebol, sem qualquer tipo de interesse na carreira de treinador. Acho que a parte importante está realmente no jogo em si e não em tudo o que se possa criar à volta deste. Percebi que desconhecia a regra, não tenho problemas em admiti-lo, mas duvido que isso faça de mim alguém incompetentemente formado.

    Para além da sua competência também lhe quero dar os parabéns por terem sido a primeira equipa que vi em 11 anos de futebol a fazer uma exigência deste tipo, baseada num pormenor de uma regra da AFP, e logo no escalão de escolas. É pena que o mesmo preciosismo não se verifique noutras situações mais prementes, como para exigir ao árbitro que não mande repetir uma grande penalidade quando o guarda-redes adversário apenas se movimenta ao longo da linha de golo (o que é legal e está no regulamento, a menos que a AFP tenha também construído mais uma "especialidade" nas suas regras).

    Cumprimentos,
    De alguém eternamente em formação.

  10. Pedro Lopes diz:

    Obvio que sim.
    Eu sou arbitro e isso é inteiramente verdade.
    O sr. Zé Carlos tem toda a razao.
    Ja me aconteceu isso tambem, que quiseram que a bola fosse trocada ao intervalo, sendo uma parte as bolas da equipa da casa e a outa parte as bolas da equipa de fora.

    O que mais me chateia é que estamos a fazer o nosso trabalho conforme as leis, e as pessoas que estão assistir mandam vir connosco porque desconhecem as leis. Por exemplo quando fiz um jogo no Lavrense. Quando um guarda redes e um jogador de campo se lesionam num lance, e pedem os dois assistencia, o jogador de campo se recuperar antes do guarda redes nao precisa de sair para fora do terreno de jogo. Por isto mesmo o publico dizia que ele tinha sair do terreno, algo que nao é verdade.

    Quanto ao Coimbroes ter exigido isso, é porque é uma equipa com gosto no que faz e que está sempre atenta ao que se passa, algo que nao acontece com muitas as equipas aqui no Porto, que tem um amadorismo enorme.

    Com os melhores cumprimentos,
    Pedro Lopes

  11. Pedro Lopes diz:

    Mais vale tar calado quando nao se sabe nao é "fruta"??

  12. André diz:

    concorda então que se decida que ao intervalo que a equipa visitante escolha as bolas para a segunda parte, sem a mínima discussão prévia com a equipa adversária?

    E se a equipa da casa preferisse jogar a segunda parte com as suas bolas e a primeira com as da equipa visitante? Existem ordens de preferência estabelecidas?

    Mas afinal para que se fazem sorteios de campo e de posse de bola inicial, se depois uma decisão destas (muito mais importante) é feita sem o mínimo de discussão, a meio de um encontro, à margem do fair-play? Apenas me parece uma mera tentativa de aproveitamento, mais própria de um advogado num julgamento, que de desportistas num jogo de futebol.

    Quanto a ser criticado quando na realidade não deve ser, tem toda a razão, mas a critica ao trabalho dos árbitros não é na sua maioria feita nessas condições. Os adeptos do ISCS não se queixam da arbitragem apenas por desconhecerem essa regra. Tenho a certeza que se fosse esse o único (falso) problema da arbitragem, seriam os primeiros a dar os parabéns à equipa de árbitros.

  13. pai natal diz:

    pah alguem me pode arranjar os videos do sr matos na entrega das lembranças sff…
    abraços pos sobreirenses

  14. Pedro Lopes diz:

    Quando assim é, é preciso haver acordo entre as duas equipas e avisar o arbitro que isso se vai ocorrer. O arbitro apenas tem que ser avisado, o resto ja nao é com ele. As duas equipas que se decidam.
    E no comentario do "fruta" nao diz que foi acordado ao intervalo. Diz apenas que queriam que fossem trocadas as bolas ao intervalo.

    O sorteio inicial, é feito apenas para a escolha do campo, quem ganhar o sorteio terá que escolher o lado para o qual atacará na primeira parte, a equipa que perdeu o sorteio fica automaticamente com a posse da bola.

    Pode nao ser so assim, mas por muitas vezes é.
    Ate muitas vezes os jogadores e os dirigentes desconhecem as leis de jogo, vindo depois dizer que fizemos um mal trabalho. É impossivel nos fazermos o nosso melhor nas melhores condicoes.

  15. André diz:

    as melhores condições não existem nem para a maioria dos árbitros, nem para a maioria dos jogadores, nem para a maioria dos treinadores. A única coisa que se exige de cada um é que faça o seu melhor, nas condições possíveis.

  16. pantoja diz:

    o director que va fazer ao lima5 fazer queixa ao carlos carvalho que sao 2 corropotos

Comentar